A casa precisa de mais espaço, um cômodo novo ou está na hora de dar uma renovada em alguns ambientes? Ao tomar a decisão de fazer uma reforma, existem alguns pontos que precisam ser considerados, antes de começar o trabalho. Confira essas dicas:

 

1. Defina seu orçamento

É muito fácil e bastante comum o custo da reforma sair do controle. Para evitar que isso aconteça, dedique um tempo para fazer um bom planejamento, colocando exatamente quanto você pode investir no projeto. Lembre-se que é muito provável que haja custos inesperados durante o andamento da obra, então você deve programar um fundo extra para essas necessidades.

 

 

2. Determine o tempo certo para o início do projeto

Reformas exigem atenção. Mesmo que você não esteja executando o trabalho, vai precisar estar disponível para tomar decisões e ter a certeza de que tudo está sendo feito como planejado e de acordo com suas expectativas. Se tiver outros compromissos ou tarefas para se dedicar, esse não é o momento para acompanhar uma obra.

 

 

3. Cuide primeiro do que é essencial

Muitas vezes, sonhamos com aquela geladeira top de linha, com painel digital e alta tecnologia, ou aquele quadro de um artista plástico famoso… Mas, você realmente precisa deles? Comece sempre a planejar pelo que é essencial, como a quantidade ideal de tomadas na cozinha e pontos de iluminação na sala. São itens básicos, mas que fazem muita diferença no fim do projeto. Uma vez que você calcula o custo desses produtos, pode dar uma olhada nas últimas tendências de design, de revestimentos para pisos e paredes, decoração, e investir em materiais e peças que complementem ou deem um toque especial aos ambientes.

 

4. Verifique a necessidade de pequenos reparos

Durante a reforma, há outros aspectos a serem considerados. Você pode aproveitar para contratar um profissional especializado e fazer uma vistoria em relação a pequenos problemas que, geralmente, não notamos no dia a dia. Entre eles estão pequenas trincas em paredes, revestimentos soltos ou peças hidráulicas com desgaste, que podem ser reparados durante a obra, evitando novos trabalhos de manutenção.

 

 

5. Escolha os profissionais certos para o trabalho

Uma reforma pode custar caro, portanto pesquise e peça indicações de profissionais a amigos e familiares. A internet é outra importante ferramenta para verificar a idoneidade de empresas e prestadores de serviço. Vale a pena investir mais e contratar um especialista para ter um projeto bem executado, evitando problemas como novas despesas para consertar algo que foi mal feito. Tenha certeza de que os contratados, incluindo pedreiros, arquitetos, eletricistas e encanadores, têm boa reputação e são capacitados para o trabalho.

 

Reformar a casa é algo para ser feito com calma, alguns processos precisam de dias ou semanas para serem executados. Por isso, reserve um tempo para fazer um bom planejamento, de forma que você gaste dentro das suas possibilidades, analise as prioridades e contrate as pessoas certas para o trabalho. Isso pode resultar em uma grande economia financeira no fim do projeto e evitar que seu esforço seja desperdiçado.