Seja em uma reforma ou construção, as áreas externas merecem uma atenção especial quando o assunto é revestimento de pisos e paredes. Em espaços descobertos, como estão expostos a intempéries, os materiais devem ser resistentes, além proporcionar o visual e estilo desejado.

Para pisos, a primeira característica a ser considerada no produto é que ele seja áspero ou antiderrapante, garantindo a segurança de toda a família, especialmente em dias de chuva. Os revestimentos acetinados ou brilhantes se tornam muito escorregadios quando molhados e devem ser descartados.

 

 

Em ambientes externos cobertos, como espaços gourmet e churrasqueiras, a indicação são os porcelanatos naturais, pois além da alta durabilidade, são muito fáceis de limpar.

 

 

Já as paredes podem receber desde porcelanatos com acabamento acetinado – sejam amadeirados, cimentícios ou com aspecto de pedras naturais – até peças decoradas, com textura ou 3D.

Para auxiliar na sua escolha, preparamos aqui algumas dicas com diferentes tipos de acabamento e como podem ser aplicados.

Pisos: beleza e segurança

Uma das opções para o piso de ambientes externos são os revestimentos cerâmicos, que apresentam um custo menor do que os porcelanatos, são muito resistentes e trazem várias opções de cores e acabamento. Entretanto, por terem as bordas arredondadas, a espessura do rejunte é maior do que a utilizada nas peças de porcelanato, proporcionando um visual mais rústico e aumentando o espaço para acúmulo de impurezas.

Com baixa porosidade e um percentual de absorção quase nulo, os porcelanatos são altamente duráveis e de fácil manutenção, oferecendo uma excelente relação custo-benefício.

 

 

Estão disponíveis em inúmeras opções, entre amadeirados, cimentícios e com aspecto de pedras naturais. Para quem gosta de combinar, existem fabricantes que produzem o mesmo modelo com características específicas para áreas internas e externas (cobertas e descobertas), que podem ser aplicados, por exemplo, na sala de estar e na varanda, dando uma sensação de amplitude.

Ao escolher o revestimento para o deck da piscina, também é preciso pensar no conforto e na segurança que ele vai proporcionar, não apenas no design. Há linhas de porcelanatos que, além de antiderrapantes, são atérmicos e resistentes ao sol.

 

 

Outra opção para áreas externas descobertas é o piso drenante ou permeável, que possui uma composição porosa e possibilita o escoamento da água para o solo. Com textura antiderrapante e ótimo isolamento térmico, é ideal para aplicação em decks, jardins, garagens e áreas abertas em geral.

Muros e fachadas

O uso de revestimentos em fachadas e muros é uma tendência. Esse tipo de acabamento pode fazer toda a diferença, sem precisar de grandes reformas, renovando o visual e valorizando a casa. Entre as alternativas disponíveis estão a cerâmica e o porcelanato, com diferentes texturas, cores e formatos.

 

 

Além de permitir a criação de designs personalizados, seja em estilo clássico ou contemporâneo, esses materiais oferecem alta durabilidade, com resistência ao sol, chuvas e variações de temperatura, e são de fácil manutenção e limpeza.

As aplicações dos revestimentos também incluem outras áreas externas, como varandas e espaços gourmet, com composições coloridas, modernas e aconchegantes.

 

 

Se você está construindo ou quer dar uma renovada em sua casa, confira as novidades da De Huber e aproveite as condições especiais para pagamento.