As paredes da casa ou do escritório têm a mesma tonalidade há anos? Gostaria de renovar um ambiente, mas não sabe qual material utilizar? Os revestimentos são uma ótima opção para dar um toque especial em todos os espaços – seja qual for o tamanho –, sem a necessidade de grandes reformas. Confira essas dicas e dê uma repaginada geral!
Inspiração: ladrilhos hidráulicos
Os ladrilhos hidráulicos foram muito utilizados no fim do século XIX e início do século XX, aplicados em pisos e paredes. Produzidas à base de cimento, essas peças traziam estampas com desenhos geométricos, flores ou arabescos e eram utilizadas em todos os espaços.
Hoje, os porcelanatos reproduzem com eficiência e praticidade os ladrilhos hidráulicos e são encontrados em uma infinidade de tamanhos, cores e texturas (polidos, acetinados e em relevo). São ideais para decorar paredes e balcões de cozinhas, espaços gourmet, banheiros e lavabos, dando aquele toque clássico.
Pastilhas
Considerado um material de alta resistência, além de versátil, as pastilhas podem ser aplicadas em ambientes internos (secos e molhados) e áreas externas. Muitas pessoas optam por utilizar apenas como um detalhe do revestimento, integrando a decoração, mas com a grande variedade de cores e tamanhos disponíveis, é possível cobrir uma área maior, como balcões e paredes, criando um espaço diferenciado.
Existem também as pastilhas adesivas, uma alternativa para quem busca mais praticidade e menor custo. Elas têm durabilidade inferior em relação às peças convencionais, mas não exigem mão de obra especializada para aplicação. Feitas de resina, essas pastilhas vêm com uma cola adesiva que pode ser fixada diretamente em vários tipos de superfície. Se você tiver tempo e talento para trabalhos manuais, é uma boa opção!
Madeira
A madeira traz diferentes tonalidades, mas é um material neutro e pode ser utilizado em qualquer ambiente, deixando-o mais aconchegante. Por exigir cuidados específicos para colocação e manutenção, uma excelente alternativa são os porcelanatos amadeirados. Esse produto tem alta resistência e é de fácil aplicação e limpeza. Eles reproduzem com perfeição as mais nobres madeiras e ainda oferecem diferentes tipos de acabamento, como o efeito pátina e os decorados. Com a escolha certa do revestimento, é possível mudar um espaço, proporcionando um ar mais rústico ou um estilo mais sofisticado.
Papel de Parede
O papel de parede é um clássico, mas poucas pessoas conhecem sua praticidade. Com fácil aplicação, bom preço e inúmeros modelos, esse material pode ser encontrado com as mais diversas estampas e cores. Se você pensa em revestir todas as paredes de um ambiente, escolha tons mais neutros. Caso queira apenas customizar uma parte do espaço, pode ousar com cores e grafismos mais marcantes. Vale destacar que os papéis de parede devem ser aplicados apenas em locais secos e que não tenham risco de infiltração, pois umidade faz com que se soltem com o tempo.
Marmorizados e pedras
Os porcelanatos marmorizados proporcionam um efeito clássico e sofisticado aos ambientes, seja na versão polida ou acetinada. As cores vão do branco ao preto, permitindo a personalização de uma parede ou de todo um espaço. Quem busca um ar mais rústico e natural, encontra ótimas opções nos modelos que reproduzem pedras. Essas peças podem ser colocadas em paredes de salas de estar, jantar e varandas.
Efeito 3D
Esse tipo de revestimento está em alta e confere modernidade aos ambientes, sejam internos ou externos (fachadas). Os porcelanatos 3D são encontrados em diversos tamanhos, cores e formas, possibilitando combinações exclusivas.
Uma alternativa mais prática são os painéis de PVC, instalados com fitas adesivas ou colas específicas. Eles garantem uma aparência única, com grafismos diferentes de qualquer outro revestimento ou textura, e são ótimas opções para renovar uma parede.
Para ter mais informações sobre esse tema, deixe seu comentário. Nossa equipe poderá auxiliá-lo com suas dúvidas e outras informações para o seu projeto.
Comentários