Os espelhos são unanimidade entre os arquitetos. Esses acessórios combinam com todos os ambientes e estilos, podem ser peças-chave na decoração, além de um ótimo recurso para proporcionar uma sensação de amplitude, integrar espaços e deixá-los mais iluminados.

Apesar de não existir uma regra específica para a aplicação de espelhos, é preciso planejar o ambiente para garantir o melhor resultado estético. A escolha do estilo, tamanho e modelos deve levar em consideração a harmonia com os outros elementos que compõem o visual. Confira essas dicas e aproveite todas as vantagens desse material!

 

  1. Diversidade em formas e tamanhos

Os espelhos estão disponíveis em uma grande variedade de formas e tamanhos

Há inúmeras opções de formas, tamanhos e acabamentos de espelhos: redondo, oval, quadrado, retangular, em recortes, com e sem moldura. As formas de aplicação também variam muito, seja cobrindo uma parede inteira ou várias peças combinadas.

Os espelhos que dispensam molduras têm como principal característica a modernidade, deixando o visual de qualquer ambiente mais despojado. São ideais para espaços pequenos, pois ficam presos à parede. Os modelos emoldurados são como quadros e dão um toque clássico. As molduras mais trabalhadas, em madeira ou ferro, vão bem em cantos menos valorizados da casa, como em cima de um aparador no hall de entrada. É possível criar diferentes composições de acordo com o seu estilo.

 

  1. Ampliando um espaço

Peças grandes em ambientes pequenos dão a sensação de amplitude

Instalar um espelho que ocupe a parede toda é uma estratégia eficaz para criar a sensação de amplitude. Peças grandes também podem ser utilizadas em um ambiente pequeno, pois dão a ilusão de profundidade. Colocar um espelho de corpo inteiro encostado na parede é um ótimo elemento decorativo para salas mais compactas. Outra opção é aproveitar uma janela ou portas de vidro para refletir o ambiente externo, aumentando a quantidade de luz no espaço.

 

  1. Peças de decoração

Espelhos com formatos e molduras diferentes podem compor a decoração

Você pode combinar peças de diferentes tamanhos e formatos, montando uma parede de galeria com espelhos. Use sua criatividade, mas fique atento ao estilo escolhido para garantir harmonia na decoração. Usar vários fragmentos em vez de uma peça única também é uma ideia. Com o espelho cortado em diferentes tamanhos, na vertical ou na horizontal, essa montagem passa a impressão de movimento.

 

  1. A colocação

Para sair do convencional, coloque um espelho grande apoiado no chão

Antes de fixar um espelho, observe o que está em frente a ele, avaliando o que vai refletir. Se ficar de frente para um objeto, quadro ou móvel bacana, o resultado será um ambiente mais sofisticado. Se instalar sem nenhum critério, certamente o espelho vai perder o glamour. Também verifique a altura certa de fixação, de acordo com o tamanho escolhido, para ficar dentro do contexto do espaço. Se quiser sair um pouco do convencional, em vez de pendurá-lo, escolha um modelo grande para colocar no chão, levemente inclinado e apoiado na parede.

A escolha do material da moldura também deve ser um ponto de atenção, dependendo do local onde o espelho será instalado. A umidade pode danificar a madeira ou alguns tipos de metais.

 

  1. Estilo em harmonia

Molduras douradas e talhadas em madeira trazem um estilo clássico

Um espelho valoriza muito as peças ao seu redor, desde que faça parte da composição. Para um estilo vintage ou clássico, a sugestão são os modelos circulares ou ovais, até mesmo aqueles mais retrô, com molduras douradas e talhadas em madeira nobre. Para uma decoração contemporânea, existem infinitas opções de molduras e formatos, mas sempre leve em consideração o tipo de decoração e os tons do ambiente.

Se for usar em móveis e armários, como variação do vidro, cuidado para o visual não ficar exagerado. Nesse caso, evite carregar muito nas cores e texturas do restante da decoração.

 

  1. Salas de estar e jantar

Em salas de estar, os espelhos valorizam o ambiente e trazem sofisticação

O uso de espelhos em salas de estar e de jantar valoriza o ambiente. Nesses espaços é muito comum a aplicação de peças em paredes inteiras. Na sala de jantar, dependendo da posição do espelho, é possível criar um jogo de imagens que amplia o tamanho da mesa e até multiplica o número de assentos, dando a sensação de amplitude. Em salas de estar, a sugestão é colocar espelhos atrás de móveis, como aparadores e sofás, ou no fundo de nichos, dando um toque de requinte.

 

  1. Quartos em alta

Nas portas dos armários, os espelhos ampliam o quarto e são úteis no dia a dia

O espelho é bastante recomendado para decorar as portas dos armários, principalmente em ambientes pequenos. Além de ampliar o espaço do quarto, é muito prático no dia a dia. No entanto, vale uma ressalva: evite colocar espelhos de frente para a cama, pois podem causar desconforto na hora de dormir.

 

  1. Banheiros e lavabos

Para inovar no design, escolha um modelo com moldura

Geralmente, banheiros e lavabos são espaços pequenos, então a função dos espelhos sobre as bancadas vai além da utilidade no dia a dia e serve para ampliar visualmente o espaço. Assim, o material pode ser aplicado como um revestimento da parede. Se quiser inovar no design e sair do básico, escolha um modelo com uma moldura trabalhada ou com detalhe bisotê (bordas chanfradas). Os mais ousados podem colocar, ainda, luzes “de camarim” em volta da peça.

 

Em relação à manutenção, ao contrário do que muitos pensam, a limpeza dos espelhos é bem fácil. Antes de aplicar qualquer produto, com um pano seco, retire toda a poeira sobre a peça. Em seguida, borrife um pouco de limpa-vidro em um pano limpo e aplique no espelho. Para evitar manchas, atenção apenas à qualidade do produto.

Se você ainda tem dúvidas sobre a utilização de espelhos ou precisa de um projeto mais elaborado, consulte um arquiteto ou designer de interiores e faça uma decoração sob medida para o seu estilo!