Revestimentos, móveis, itens de decoração e até eletrodomésticos trazem versões inspiradas no estilo industrial. Esse modelo arquitetônico evoluiu muito ao longo dos anos, permitindo criar ambientes rústicos e, ao mesmo tempo, elegantes e aconchegantes. Materiais como cimento queimado, concreto aparente e tijolinhos foram substituídos por peças em porcelanato, que proporcionam sofisticação e modernidade aos espaços.
O estilo industrial urbano teve início por volta de 1970, em Nova York, nos Estados Unidos. Naquela época, houve um processo de desindustrialização na cidade, muitas fábricas foram transferidas para o oeste do país, pois a economia estava voltada aos grandes empreendimentos comerciais, com luxuosos escritórios. Com o alto custo para moradia, as instalações das fábricas, garagens e galpões desocupados foram aproveitados para uso residencial, abrigando os operários desempregados, dando origem aos lofts.
A estrutura das construções era ampla, com espaços integrados e muito rústica, sem revestimentos e com as instalações elétricas e hidráulicas aparentes, contrastando com o visual protegido e aconchegante do interior das residências tradicionais. Com o passar do tempo, esse estilo inicialmente marginalizado ganhou outros adeptos e se tornou uma forte tendência na arquitetura, sendo considerado chique e elegante.
A cada ano, novos materiais e produtos são lançados por grandes marcas de revestimentos e decoração, reproduzindo elementos da indústria. Hoje, mais do que uma forma de morar, o design industrial representa o desenvolvimento sustentável, prezando pela redução de custos e reaproveitamento de materiais.
Valorização das texturas e combinação de estilos
O principal foco de um projeto industrial é criar um ambiente cru, que valoriza texturas de madeira, tijolos, metal e concreto, com nuances acentuadas de preto, cinza e marrom. Para harmonizar os ambientes, composições com elementos tecnológicos, como eletrodomésticos e eletrônicos com acabamento em aço escovado, e móveis vintage com acessórios modernos promovem equilíbrio e conforto.
O design industrial traz características do estilo neoclássico, com tecidos e móveis tradicionais, peças mais rústicas inspiradas no country e elementos modernos, coloridos e metalizados com desenhos arrojados, próprios do cotidiano urbano.
A praticidade é outro ponto forte desse estilo, incluindo pés-direitos altos e grandes janelas, que proporcionam boa iluminação natural e circulação de ar, além dos ambientes integrados em conceito aberto.
Para pisos e paredes, os revestimentos atuais em porcelanato reproduzem os tradicionais tijolos, concreto e acabamentos naturais, como madeira e pedra. As novas linhas trazem inúmeras opções de produtos inspirados no visual mais simples e com aspecto inacabado, com praticidade e durabilidade.
O porcelanato amadeirado reproduz uma infinidade de madeiras naturais e em diversos formatos, de tábuas a peças quadradas, e é vantajoso por ser muito mais durável e fácil de instalar e limpar.
As coleções deste ano trazem várias novidades em porcelanatos com aspecto de concreto e cimento queimado. São produtos com nuances e relevos suaves e, ao mesmo tempo, característicos dos materiais que simulam. A versatilidade do porcelanato vai muito além, com linhas que reproduzem metais como o aço corten, e a possibilidade de ser aplicado tanto em áreas internas como externas, de acordo com cada especificação.
Quer mais ideias para o seu projeto com design industrial? Visite a De Huber e conheça as novidades em revestimentos, louças, metais e iluminação, para montar qualquer ambiente com muito estilo.
Comentários