Seja em uma reforma ou construção, a fase de acabamento é muito importante, pois permite colocar seu estilo e personalidade em cada espaço.Os revestimentos são uma ótima alternativa para qualquer ambiente e contam com inúmeras opções, variando modelos e tipos de materiais para se adequar ao seu projeto.

Os porcelanatos 3D podem ser aplicados tanto em fachadas como ambientes internos, criando um visual exclusivo

Porém,são necessários alguns cuidados na hora da escolha. A diversidade de produtos disponíveis vai além do design e está diretamente ligada à funcionalidade dos revestimentos,de acordo com os locais onde serão aplicados – pisos ou paredes, áreas molhadas (banheiros, lavanderias, cozinhas e exterior) e áreas secas (quartos e salas). Para auxiliar em sua compra, selecionamos a seguir os principais tipos de materiais e como podem ser utilizados.

 

Porcelanatos
O porcelanato é um revestimento fabricado com alta tecnologia, feito com porcelana e outros minerais que passam por diversos processos de prensagem em elevadas temperaturas – ultrapassam os 1.200ºC.

Esses métodos fazem com que o porcelanato tenha uma alta resistência e baixa porosidade (pouca absorção de água), garantindo maior durabilidade e fácil limpeza. Pode ser utilizado em todos os ambientes, incluindo pisos e paredes, dependendo do tipo de composição e acabamento. Entre as variações, o porcelanato pode ser polido, acetinado ou antiderrapante, com aspecto cimentício, de madeira, mármore, pedras, metais, além de decorados e 3D.

Em relação ao tipo de corte das peças, são encontrados o retificado (reto) e o bold (arredondado).O corte retificado garante um acabamento regular, mais moderno e sofisticado. O rejunte fica bem discreto, pois as peças são aplicadas com espaçamento em torno de 1,5 mm.

O bold confere ao ambiente um visual rústico devido às bordas arredondadas e o rejunte mais aparente. Para aplicação dessas peças, é recomendável utilizar um espaçamento mínimo 3mm.

 

Porcelanatos polidos dão um toque de sofisticação ao ambiente

  • Porcelanato polido

Ideal para quem busca um acabamento com toque de glamour, proporciona uma sensação visual de maior amplitude dos ambientes. Suas principais características são a superfície lisa com alto brilho e baixa absorção de água. É indicado para ambientes secos, pois se torna escorregadio ao molhar. Também pode ser aplicado em paredes.

 

  • Porcelanato acetinado

O porcelanato acetinado é ideal para deixar o espaço mais aconchegante

Diferente do polido, esse tipo de revestimento possui acabamento com um brilho discreto ou fosco, tornando o ambiente mais aconchegante. Outro detalhe é que o porcelanato acetinado tem maior resistência a riscos, mas são recomendados para áreas internas. Assim como os polidos, podem ser aplicados em pisos e paredes.

 

 

 

  • Porcelanato antiderrapante

Para áreas externas e piscinas, há uma grande variedade de porcelanatos antiderrapantes, unindo beleza e segurança

Indicado tanto para pisos de áreas secas como molhadas, esse revestimento não é escorregadio. Apesar de terem maior aderência, existem os produtos com toque macio e outros um pouco mais ásperos ou rústicos, oferecendo uma grande variedade para todas as aplicações.Podem ser utilizados em escadas, banheiros, decks, áreas de piscina, saunas, garagens ou outros espaços externos.

 

 

 

Azulejos

Os tradicionais azulejos estão mais modernos e podem ser encontrados em várias cores e estampas

O porcelanato pode ser aplicado em paredes, mas muitas pessoas ainda preferem os clássicos azulejos.

Feitos de cerâmica, eles possuem uma camada de esmalte, oferecendo uma superfície lisa e de fácil limpeza e manutenção.Esse material é encontrado em diversos tamanhos, cores e desenhos. Os tipos de acabamento são: brilhante,com um esmalte de alto brilho; e acetinado, com um esmalte de pouco brilho ou fosco.Os azulejos estão disponíveis em versões lisas ou estampadas, que são ideais para decoração de paredes ou balcões.

 

Pastilhas

As pastilhas são uma ótima opção de decoração e personalização dos espaços, sejam internos ou externos

Também chamadas de micro-azulejos, as pastilhas oferecem um acabamento minucioso. Pode ser utilizada em toda a parede ou em conjunto com outras peças como o azulejo e o porcelanato, criando uma decoração exclusiva.

Uma característica impressionante dessas peças é sua alta durabilidade, dependendo do tipo de material em sua composição. As pastilhas podem ser feitas de vidro, metal, plástico, cerâmica, poliuretano e pedra, então dá para colocar toda sua criatividade e bom gosto nos ambientes!

Existem, ainda, as pastilhas adesivas, uma alternativa para quem busca mais praticidade e menor custo. Elas têm durabilidade inferior em relação às peças convencionais, mas não exigem mão de obra especializada para aplicação.Feitas de resina, essas pastilhas vêm com uma cola adesiva que pode ser colocada diretamente em vários tipos de superfície. Se você tiver tempo e talento para trabalhos manuais, é uma boa opção!

 

Como calcular a quantidade de revestimento?

Agora que você já escolheu o acabamento para cada ambiente do seu projeto, está na hora de calcular a quantidade de material necessário, sempre em metros quadrados.

  • Pisos: multiplique a largura pelo comprimento da área.

Exemplo: 3m de largura x 5 m de comprimento = 15m²

Verifique a metragem da peça escolhida para o revestimento.

Exemplo: 0,60m x 0,60m = 0,36m²

O próximo passo é dividir a área total do piso pela área do revestimento para saber o número de peças.

Exemplo: 15 m2 ÷ 0,36 m2 = 41,66 peças (ou seja, 42 peças).

  • Parede: se o revestimento for aplicado em todas as paredes do ambiente, some todos os perímetros, ou seja, largura e comprimento.

Exemplo: 2 m + 3 m + 2 m + 3 m = 10 m

Multiplique esse resultado pela altura da parede.

Exemplo: 10 m (extensão) x 3 m (altura) = 30 m2

Se o acabamento for colocado apenas em um detalhe da parede, use a fórmula: largura x altura = m2.

É importante lembrar que, a partir do resultado obtido, considere no mínimo 10% a mais na compra de seu revestimento. Assim, você garante peças de reposição para o caso de eventuais danos ou para suprir os cortes.

Nos próximos posts, traremos mais dicas úteis para sua reforma ou construção. Aproveite para deixar um comentário, para que possamos aprimorar nosso conteúdo e torná-lo ainda mais interessantes para você!

 

Com inúmeras opções de revestimentos, é possível encontrar o material perfeito para cada projeto