Seja na cidade, na praia ou no campo, unir o rústico e o sofisticado é uma tendência que veio para ficar. O grande segredo está em como conseguir a harmonia ideal entre os elementos, ao adotar dois estilos tão distintos. Além da decoração, os revestimentos são pontos-chave para ter uma união perfeita e evitar exageros, criando ambientes modernos e, ao mesmo tempo, aconchegantes.
Combinar o toque natural de móveis ou estruturas expostas, com materiais como madeira de demolição, pedras e tijolos, com peças ou revestimentos de estética mais requintada proporciona um contraste interessante. Mas, é preciso ter cuidado para não exagerar. As madeiras de demolição, por exemplo, trazem uma beleza peculiar exatamente pela desigualdade de cor e textura. Entretanto, se for usada em excesso, acaba tirando o equilíbrio e a elegância do espaço.
A sugestão é mesclar esse material com peças mais leves, como um sofá de tecido liso e cor neutra, mesas e cadeiras com design moderno e revestimentos em tons mais claros, deixando as cores mais fortes apenas para os detalhes. Espelhos e objetos de metal também ajudam a suavizar os ambientes.
Tijolos e pedras garantem um acabamento natural e proporcionam um espaço aconchegante. Na sala de estar, por exemplo, a tecnologia dos eletroeletrônicos pode ser combinada ao aspecto mais rústico de uma parede de tijolinhos. A cozinha e o banheiro também são cômodos que podem receber esse revestimento. Para não carregar o ambiente, a dica é aplicá-lo em apenas uma das paredes, combinando com outros tipos de acabamento, como porcelanato amadeirado.
A madeira aliada ao alumínio é outra sugestão para áreas gourmet, enquanto o porcelanato cimentício – forte tendência na arquitetura moderna – pode ser combinado com peças de linhas orgânicas – produzidas com materiais naturais ou inspiradas na natureza –, garantindo o contraste desejado.
Um detalhe importante é a decoração. Se o acabamento e os revestimentos seguem a linha rústica, os móveis e itens decorativos devem ir para o lado mais leve e moderno. O oposto também acontece: se as paredes e pisos são mais neutros, o toque rústico vem com peças mais arrojadas.
Para quem ainda se sente inseguro em mesclar dois estilos tão distintos, uma dica é adotar uma peça-chave para fazer a combinação. Um sofá com tecido natural e de tonalidade neutra fica muito bem em uma sala moderna. Já uma parede de madeira dá mais aconchego a um quarto contemporâneo. As linhas retas e mais atuais de um banheiro podem ganhar um toque especial com uma bancada de madeira.
Em qualquer ambiente, aposte nos porcelanatos, tanto para pisos como para as paredes e bancadas. Há uma grande variedade disponível, como os amadeirados, cimentícios, marmorizados ou com aspecto de pedras naturais rústicas, além das pastilhas e das peças que reproduzem os ladrilhos hidráulicos. Eles proporcionam a combinação perfeita no seu espaço rústico sofisticado!
Comentários