As piscinas exigem cuidados durante o ano inteiro. As manutenções periódicas não só garantem o bom funcionamento de todo o sistema e a qualidade da água, como também servem para identificar eventuais pontos que precisam de reparos. Mas, se além de colocar a estrutura em ordem, a ideia é dar uma repaginada geral, incluindo a troca do revestimento, modernização da iluminação e automatização do tratamento e limpeza da água, separamos cinco dicas para ajudar nessa missão.
- Faça um planejamento
A melhor época para reformar a piscina é entre as estações de outono e inverno, quando a área de lazer é pouco utilizada e há menor incidência de chuva. O primeiro passo é escolher uma empresa ou profissionais especializados para realizar a obra. Arquitetos e engenheiros vão definir o melhor projeto, pontuar as necessidades, determinar os prazos e escolher os materiais mais adequados.
O planejamento e a organização de todas as fases da reforma são essenciais para que a obra seja concluída com sucesso, evitando gastos desnecessários. Durante essa etapa, também é hora de definir se vale automatizar o sistema de tratamento da água ou instalar um aquecedor, por exemplo.
- Verifique toda a estrutura
Ao esvaziar a piscina para a reforma, verifique atentamente toda a estrutura, incluindo pontos de infiltração e rachaduras, para que sejam sanados antes da aplicação do novo revestimento. Isso também vale para o encanamento, ralos e sistema de limpeza.
- Atenção à impermeabilização
A impermeabilização de piscinas é fundamental para evitar infiltrações. Por isso, esse processo deve ser realizado logo após a retirada do revestimento. É preciso aplicar o produto e deixar secar totalmente, antes revestir com o novo material. Independentemente do tipo de revestimento que será utilizado, as peças devem ser bem fixadas e com um rejunte íntegro.
- Escolha o revestimento correto
Nessa fase é preciso escolher bem o tipo de revestimento que será aplicado, considerando a durabilidade e a segurança, além do fator estético. Com a água e produtos químicos utilizados para limpeza, alguns materiais podem apresentar desgaste em pouco tempo, o que exigirá manutenções frequentes ou até uma nova reforma em curto prazo. É importante, ainda, ter atenção às medidas dos revestimentos e adequação ao formato da piscina, para não faltar peças e evitar desperdícios.
Entre as opções de produtos estão as pastilhas de porcelana, que são mais versáteis, com possibilidade de adequação a todos os formatos de piscinas, e estão disponíveis em cores e texturas diferentes para cada tipo de aplicação. As linhas vão desde os tons mais claros e mesclados, que conferem luminosidade e movimento, aos mais escuros, que proporcionam um aspecto de maior profundidade.
Os porcelanatos estão em alta, com peças nas medidas 15×15 cm que têm substituído os tradicionais azulejos com muito estilo e ainda proporcionam maior versatilidade e durabilidade.
- Finalize com um deck seguro e confortável
Ao escolher o revestimento para a parte externa, ao redor da piscina, é preciso pensar no conforto e na segurança que ele vai proporcionar, não apenas no design. A grande tendência para essas áreas é o porcelanato, que traz modelos atérmicos e antiderrapantes, com acabamento amadeirado, cimentício ou com aspecto de pedras naturais. Existem produtos específicos para o deck, que evitam a absorção da água e são mais resistentes ao sol.
Para deixar sua piscina pronta para o verão, consulte a equipe especializada da De Huber e conheça as principais tendências em revestimentos.
Comentários