Dubai, nos Emirados Árabes, é conhecida como uma cidade de luxo, sofisticação e arquitetura ultramoderna. Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, inaugurado em 4 de janeiro de 2010, é uma impressionante obra de arte e uma façanha incomparável de engenharia, que não poderia estar localizada em outro lugar. Desde o conceito até a execução, esse edifício é único e um símbolo do progresso no Oriente Médio.

 

A Emaar Properties, uma das maiores empresas imobiliárias do mundo, foi a principal investidora do Burj Khalifa e o escritório de arquitetura e engenharia responsável pelo projeto foi o Skidmore, Owings e Merrill (SOM). O arranha-céu tem 828 metros de altura, 160 andares, levou 6 anos para ser construído e teve a atuação de mais de 12 mil profissionais, com um total de 22 milhões de horas de trabalho. Ao todo, 196 nacionalidades foram reunidas para a execução dessa obra, em uma operação global que envolveu 30 empresas de engenharia, construção, arquitetura e design contratadas ao redor do mundo.

Inspirado no lírio-aranha

Para criar o design dessa torre, o arquiteto Adrian Smith se inspirou no lírio-aranha (spider lily), uma flor típica do deserto da região. A torre é composta por três elementos ao redor de um núcleo central. O Burj Khalifa é um edifício de uso misto que abrange hotel, residências privadas, escritórios, áreas de lazer, instalações de saúde e bem-estar, quatro piscinas e duas áreas de observação. Além disso, tem a maior galeria de obras de arte do mundo, com peças de 85 artistas de vários países, do impressionismo ao abstrato, e todas revelam um contexto cultural árabe.

 

 

O sofisticado Hotel Armani, primeiro da grife no mundo, conta com 144 apartamentos localizados do 9º ao 16º andar. Cada acomodação foi projetada com móveis sob medida e peças de decoração personalizadas. A intenção foi criar espaços aconchegantes, harmoniosos e luxuosos, combinados com um design elegante – cada elemento tem um papel preciso e de equilíbrio no ambiente como um todo. Quer saber o preço da diária? Em torno de R$ 2.500, de acordo com alguns sites de reserva no Brasil.

 

 

 

Do 45º ao 108º andar, estão residências ultraluxuosas em áreas totalmente privadas, com salas de recreação, piscinas internas e externas e jacuzzis.

 

Recordes mundiais

O Burj Khalifa detém os seguintes recordes:

  • Edifício mais alto do mundo;
  • Estrutura independente mais alta do mundo;
  • Maior número de andares do mundo;
  • Andar mais alto ocupado do mundo;
  • Mais alta área de observação ao ar livre do mundo;
  • Elevador com a maior distância de viagem do mundo;
  • Elevador de serviço mais alto do mundo.

Em sua construção foram utilizados:

  • 330.000 metros cúbicos de concreto
  • 39.000 toneladas de aço
  • 103.000 metros quadrados de vidro
  • 15.500 metros quadrados de aço inoxidável

 

Quer saber mais sobre essa verdadeira obra de arte da engenharia? Acesse o site oficial do Burj Khalifa.