Monocromático significa apresentar apenas uma cor. Para algumas pessoas, é difícil imaginar um ambiente inteiro construído dessa forma, pode parecer sem graça e monótono. Mas, um projeto criativo de design pode transformar a monocromia em sofisticação, modernidade, conforto e exclusividade.
O segredo está em trabalhar uma cor de base em vários tons, além de usar diferentes elementos como revestimentos texturizados na parede e móveis ou peças estampadas na decoração. Ambientes monocromáticos estão sempre em alta e é possível criar espaços incríveis dentro deste conceito, de forma harmoniosa e atraente.
As cores neutras, como branco, cinza e bege são as mais fáceis de aplicar, mas outras opções como amarelo, verde, vermelho e azul não ficam de fora! Basta equilibrar os tons e texturas entre os revestimentos de pisos e paredes e os componentes decorativos, como tapetes e almofadas. Em uma sala azul, por exemplo, dá para usar um tecido mais escuro no sofá com uma tinta fosca mais clara nas paredes. Além disso, as estampas e padrões diferentes proporcionam um visual bastante interessante.
Se o ambiente tiver como base uma cor mais intensa, que pode ser cansativa e enjoar em pouco tempo, é possível trabalhar com o branco para dar um contraste e quebrar a monotonia, assim como peças neutras em madeira.
O cinza e o marrom continuam como forte tendência em projetos de arquitetura. As paletas que vão do preto ao branco e do marrom café ao off-white trazem uma enorme diversidade de combinações, conferindo muita sofisticação aos espaços. As opções incluem desde um banheiro totalmente branco, com aspecto clean e minimalista, até uma sala de estar com painéis texturizados e móveis pretos, que trazem alto requinte.
Se você quer fugir do neutro, mas também não é fã das cores mais fortes, o ideal é partir para os tons pastéis, que transmitem tranquilidade e aconchego a qualquer ambiente.
Comentários