Com o estresse do dia a dia, especialmente nos grandes centros, cada vez mais, as pessoas querem ter em casa um local que proporcione conforto, bem-estar e aconchego. Um ambiente relaxante está diretamente associado à natureza e o design biofílico cria essa conexão, incorporando aos diferentes espaços elementos como água, vegetação, luz natural, madeira e pedra.

 

 

Os projetos inspirados na biofilia chegaram para ficar. O termo significa amor (philia) à vida (bio) e foi popularizado por Edward Osborne Wilson, em um livro com o mesmo nome, publicado pela Harvard University Press, em 1984. O autor descreve a biofilia como uma tendência natural a voltarmos nossa atenção às coisas vivas.

 

 

Na arquitetura, esse tipo de aplicação vai desde ambientes que conciliam a decoração com componentes naturais até revestimentos com aspecto de madeira e pedra. Existem, ainda, os porcelanatos e azulejos com estampas que reproduzem plantas, formando verdadeiras obras de arte.

 

 

Lançamentos

O meio ambiente e seus elementos são uma inesgotável fonte de inspiração para o desenvolvimento de novas cores e texturas, e alguns fabricantes lançaram linhas incríveis neste ano, seguindo a tendência do design biofílico para levar o natural aos mais diversos espaços.

 

 

 

Um dos destaques é a coleção Nuances da Natureza, da Portinari, que conta com diversos produtos assinados por Juliana Medeiros. A arquiteta reproduziu em porcelanato as areias que se movimentam, se acalmam e, por vezes, contam histórias. Por meio de peças lisas e degradê de ​relevo, é possível criar ​o movimento das areias, de diferentes formas.

 

 

Com azulejos 20×20 cm, essa linha cria efeitos exclusivos e pode ser aplicada em paredes e bancadas. Também faz parte da coleção Nuances da Natureza a série Folhas ao Vento, com peças 20×20 cm, nas cores verde, azul, off-white e terracota.

 

 

Ambientes internos e externos podem agregar a biofilia, criando um estilo rústico e ao mesmo tempo sofisticado, com revestimentos como porcelanatos amadeirados e marmorizados, em pisos, paredes e bancadas, também associados a elementos de vegetação.

Inspire-se nessas ideias e consulte a equipe especializada da De Huber para montar seu projeto biofílico!