Construir uma piscina exige planejamento, como qualquer outra obra. Isso inclui desde a contratação de profissionais qualificados até a execução do projeto, passando pelo orçamento e escolha dos materiais.
Apesar de existirem as opções de fibra e de vinil, que oferecem mais praticidade na instalação e menor custo, a piscina de alvenaria ainda é a mais tradicional e desejada, especialmente por quem quer um modelo personalizado. Entre suas principais vantagens estão a alta resistência, durabilidade, versatilidade e possibilidade de customização, o que resulta em excelente relação custo-benefício.
Se a ideia é ter uma piscina pronta para o verão, esse é o momento para começar o projeto, já que as estações de outono e inverno são mais secas e favoráveis ao trabalho. Uma piscina de alvenaria leva em torno de 60 dias para ficar pronta, mas devem ser consideradas as condições climáticas e os prazos de entrega dos materiais pelos fornecedores.
Confira as dicas a seguir e construa a piscina dos seus sonhos!
Durabilidade e resistência
Quando projetadas e construídas corretamente, por profissionais especializados, as piscinas de alvenaria têm alta resistência e podem durar mais de 30 anos, com a manutenção apropriada. O primeiro passo é analisar adequadamente o terreno e tomar todas as medidas para preparação do local. Além disso, a escolha de produtos de alta qualidade para o revestimento evitará o desgaste prematuro das peças e a necessidade de reparos frequentes. Isso inclui o rejunte, pois os componentes químicos utilizados para tratamento da água podem deteriorar esse material, com o passar do tempo.
Versatilidade
Ao optar por uma piscina de alvenaria, é possível escolher todas as suas características, incluindo profundidade, comprimento e formato. Com o auxílio de um arquiteto, o cliente terá total liberdade para criar seu oásis particular.
Personalização
A possibilidade de desenvolver formas inusitadas e diversificar no acabamento é outro diferencial. Há uma grande variedade de revestimentos disponíveis, entre pastilhas e azulejos, que dão um toque de requinte e beleza à piscina. O design pode ser um ponto forte do modelo de alvenaria, quando o acabamento é bem executado. Outra forma de destacar esse espaço é utilizar iluminação e acessórios adequados.
Pastilhas azuis em alta!
Durante muitos anos, os azulejos foram as peças mais utilizadas para o revestimento de piscinas de alvenaria. Mas, as patilhas de porcelana vieram para ficar! Os tons de azul voltam com força total nas novas linhas, superando o verde, muito utilizado nos projetos no ano passado.
Além das inúmeras tonalidades, que permitem criar designs exclusivos, as pastilhas de porcelana trazem opções com acabamento antiderrapante, ideal para o revestimento de degraus, além de elementos para bordas e cantos. Outra vantagem desse material é a facilidade para aplicação em curvas, com ajuste perfeito das peças em qualquer proporção.
Revestimentos para o deck
Ao escolher o revestimento para a parte externa da piscina, é preciso pensar no conforto e na segurança que ele vai proporcionar, não apenas no design. A grande tendência para essas áreas é o porcelanato, que traz modelos atérmicos e antiderrapantes, com acabamento amadeirado, cimentício ou com aspecto de pedras naturais. Existem produtos específicos para o deck, que evitam a absorção da água e são mais resistentes ao sol.
Aproveite essas dicas e também as promoções de pastilhas e porcelanatos na De Huber. A loja está com novidades das linhas Belamari, Embramaco e Portinari, entre outras marcas, com disponibilidade para pronta entrega e condições especiais para pagamento.
Comentários